quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dicionário de Química L

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS
Num sistema fechado, a massa permanece constante qualquer que seja o fenômeno que se verifique no seu interior. Numa reação química, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos.
LEI DAS PROPORÇÕES DEFINIDAS
Amostras diferentes do mesmo composto contém sempre seus elementos constituintes nas mesmas proporções em massa.
LEI DE AVOGADRO
A pressão e temperatura constante o volume de um gás é diretamente proporcional ao número de moles de gás presente
LEI DE HESS
Germain Henry Hess, em 1840, verificou que a variação de entalpia de uma reação depende somente do estado inicial e final, não importando o mecanismo da reação. Esse importante fato ficou conhecido como Lei de Hess.
LEITE
É um líquido branco, opaco e de sabor doce, pouco mais denso que a água. É formado por gorduras (3,5%), proteínas (3,5%), açúcares (4,5%), sais minerais (0,7%) e água
LIGA
uma mistura de um metal com quantidades determinadas de outros metais ou ametais, preparada quando todos estão fundidos. O bronze é uma liga de cobre e estanho, enquanto o aço é uma liga de carbono e ferro.
LIGAÇÃO COVALENTE
Ligação onde os átomos compartilham elétrons
LIGAÇÃO COVALENTE DATIVA
Também chamada de coordenada. Ligação onde um par de elétrons provêm unicamente de um dos átomos ligantes
LIGAÇÃO IÔNICA
Força eletrostática que mantém os íons unidos em um composto iônico
LIPÍDIOS
São formados por diferentes tipos de moléculas encontradas nas plantas e nos animais e que se dissolvem em solventes orgânicos não polares como o éter, clorofórmio, benzeno e alcanos
LIQUEFAÇÃO
A conversão de uma substância gasosa num líquido. Grandes quantidades de gases liquefeitos são usados hoje em dia comercialmente, especialmente gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás natural liquefeito
LOUIS DE BROGLIE

Louis-Victor Pierre Raymond de Broglie – físico francês, nascido em 1892. Recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1929, pelo seu trabalho que revelou o caráter ondulatório dos elétrons.
LUMINESCÊNCIA
A emissão de luz por uma substância por qualquer razão sem ser o aumento da sua temperatura. Em geral, os átomos de substâncias emitem fótons de energia eletromagnética quando transitam ao estado fundamental depois de terem estado num estado excitado.
LUZ POLARIZADA EM UM PLANO
Luz em que os componentes do campo elétrico e magnético se encontram em planos específicos.
INTERFERÊNCIAS
MÚTUAS
A interferências  mútuas nos elétrons têm caráter ondulatório, com as respectivas funções de onda, essas podem interferir umas sobre as outras.

Nenhum comentário: