sábado, 30 de novembro de 2013

História dos compostos de coordenação

     Não existe consenso entre os historiadores da Química sobre a data de descoberta do primeiro composto de coordenação. No entanto, se os corantes à base de alizarina forem considerados como compostos de coordenação, essa descoberta remonta aos tempos bíblicos. Se a referência for descrição com base em conhecimentos mais consistentes, o primeiro composto de coordenação passa a ser um sal do íon tetramincobre(II), [Cu(NH3)4]2+ , descrito por Andréas Libau, ou Libavius (1540-1616), em 1597, no livro Alchemia de sua autoria, que é considerado o primeiro texto de Química. Existem, ainda, alguns estudiosos que consideram o azul da Prússia, Fe4[Fe(CN )6]3, sintetizado por Diesbach em 1704, como o primeiro composto de coordenação a ter sua síntese reportada.

     Na primeira fase dos estudos, no século XIX, químicos de renome, como Gustav Magnus, Willian C. Zeise, Thomaz Grahan, Carl E. Claus, Christian W. Blonstrand e Sophius Jorgensen, realizaram vários trabalhos sobre compostos de coordenação. 
- Em 1856, com um trabalho mais sistemático, Oliver Wolcot Gibbs e Fraderick Augustus Genth publicaram uma monografia descrevendo 35 compostos amino-cobálticos inéditos até então. Assim, foram sendo acumuladas informações que levaram os químicos a perceber que os compostos de coordenação integravam uma classe especial de substâncias. 

     Um dos aspectos que chamava atenção era o desacordo desses compostos com relação às regras de valência que estavam em consolidação naquela época. Isso tornava os estudos sobre tais compostos particularmente desafiadores para os químicos, tanto sob o ponto de vista experimental quanto teórico, e foi daí que surgiu o termo complexo para designar essa classe de compostos. Esses desafios levaram muitos cientistas a estudar os compostos de coordenação especialmente a partir da segunda metade do século XIX, acumulando informações das quais resultaram as primeiras teorias sobre as ligações e as propriedades desses compostos antes do final daquele século.

     Porém, os primeiros compostos de coordenação sintetizados e estudados sistematicamente foram o [Pd(NH3)4][PdCl4], o [Co(NH3)6]2(C2O4)3], o K3[Fe(CN)6] e o [Pt(NH3)4][PtCl4], descobertos, respectivamente, em 1813, 1822, 1822 e 1928.



Referências


SILVA, Ademir Oliveira da.; OLIVEIRA, Otom Anselmo de. Diversidade química do ambiente. Natal, RN. EDUFRN, 2006.

Nenhum comentário: